quarta-feira, 15 de abril de 2015

Upgrade sala 16 - Educação Especial

A nossa sala está dia após dia a ficar cada vez mais acolhedora para os alunos e professores.

Na última semana,  colocamos uma televisão, a TDT, um DVD e um ecrã tátil. Com a ajuda deste último, os nossos alunos podem usufruir das Tecnologias de Informação e Comunicação, com os softwares adequados para as nossas necessidades. Assim, aprendemos a trabalhar com o computador, com os pictogramas, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa.




Com a televisão e com o DVD podemos ver televisão, ver filmes e ouvir música.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que colaboraram com os materiais e às pessoas que nos ajudaram na parte técnica, ou seja, na instalação.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Encontro de Jogos de Água - 6 de março



No dia 6 de março de 2015, os alunos com Necessidades Educativas  Especiais tiveram a oportunidade de participar no encontro de jogos de água, atividade promovida pelo Desporto Escolar, nas piscinas Municipais de Ribeirão. 

Todos os alunos estavam ansiosos pela chegada e para mais uma manhã diferente do habitual quotidiano. 

Após toda a preparação necessária para o grande mergulho... eis as fantásticas piscinas nas quais nos divertimos e brincamos..



Primeira paragem, brincar com os colegas e os vários auxiliares que estavam na piscina...





Algumas alunas a vencerem os seus receios... :)

Estou tão feliz!!!

 
Uma amizade ... 



De tempos em tempos, tivemos novas experiências aquáticas... PRÓXIMA PARAGEM!!! O nosso grande amigo o "Esparguete". A ajuda do Professor Hélder, de vez em quando era necessária...


 


O tempo foi passando e estávamos realmente felizes... as paragens em diversas atividades eram mesmo divertidas ... De seguida, tivemos de saltar da prancha... Cada um saltou de onde se sentia mais confortável..


Houve um aluno que ficou na plateia a "vigiar" os seus colegas, mas esteve sempre bem acompanhado com a nossa Auxiliar D. Laurinda... O Hugo estava mesmo feliz! 


 ÚLTIMA CHAMADA! ÚLTIMA PARAGEM! Vamos lá calçar as "Barbatanas"



 Depois do esforço ... o reconforto! Hora do lanche para repôr energias! 



A caminho da escola ... eis a alegria dos participantes e a boa disposição!!! 


No final da atividade, tivemos direito a um fantástico certificado de participação. 




Agradecemos a todos os colegas que organizaram esta atividade, por toda o empenho e dinamismo que colocaram para a realização do mesmo. Um agradecimento aos professores e auxiliares que acompanharam os alunos de Educação Especial e que lhes permitem ter momentos de Atividade Física e Desportiva; para além do convívio e da alegria dos mesmos.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Expressar a Diferença: A sexualidade na Deficiência


Decorreu no passado dia 13 de Fevereiro, pelas 11 horas na Biblioteca do Centro Escolar de Prado, o workshop "Expressar a Diferença: A sexualidade na Deficiência", uma atividade promovida pelos Serviços Especializados de Apoio Educativo .
O objetivo desta sessão foi alertar para a necessidade de uma atenção específica sobre a sexualidade na deficiência e tinha como público-alvo pais e professores, pretendendo ajudá-los  a encontrar estratégias adequadas para lidar com esta área da vida de todos nós.

Participaram 4 pais/EE, 9 professores e a psicóloga e a dinamizadora foi a doutora Susana Silva, do CLDS Viver+ de Vila Verde, uma entidade parceira deste agrupamento em várias iniciativas.

Foram considerados e debatidos alguns  mitos e preconceitos associando os conceitos de deficiência e de sexualidade através de uma dinâmica em que os participantes se colocavam  em diferentes locais da sala, posicionando-se de acordo com a sua opção: concordo, não concordo ou tenho dúvidas.
Foi depois abordado o amplo conceito de sexualidade difundido pela OMS e questionado se deveremos falar de Sexualidade ou de Sexualidades, considerando os diferentes contextos culturais e religiosos existentes.
Foi referido pela Doutora Susana que  ao não falarmos com os jovens,  de uma maneira geral e aos jovens com deficiência em particular,  de uma forma aberta sobre Sexualidade estamos a contribuir para a sua  maior vulnerabilidade, associado ao facto de muitas vezes o seu crescimento físico, o seu desenvolvimento corporal ser já muito diferente do seu grau de maturidade.
Tal como em todas as áreas de intervenção (higiene, alimentação,etc) ao tratarmos com uma criança/jovem  deficiente devemos adaptar-nos às suas caraterísticas diferentes, num processo de permanente adaptação e o mesmo acontece relativamente à sexualidade, assumindo a sua importância na vida desses jovens, desmistificando o estereotipo do eterno(a) menino(a) e assumindo que deficiência intectual ou mental não traz forçosamente algum tipo de deficiência sexual.

Falamos muito sobre o envolvimento dos pais na educação destes jovens, referindo que pais e escola devem ser complementares na sua educação,não se devem querer anular ou substituir e se uns (PAIS) são mais importantes na sua educação informal (processo básico de aprendizagem que decorre de experiências do quotidiano, de forma expontânea e não programada, mas intencional), os PROFESSORES assumem importância relevante na sua educação formal, processos de aprendizagem sistemáticos, desenvolvidos por profissionais que apelem à consciencialização dessa mesma  aprendizagem. 
Em jeito de resumo ficam alguns conselhos:
  • Toda  a informação deve ser adaptada à idade;
  • Menstruação e marturbação devem ser assuntos falados e explicados antes que aconteçam;
  • Devemos promover um ambiente aberto e seguro de forma a que os jovens sintam espaço  para questionar;
  • Não devemos dar mais informações dos que as que nos são solicitadas;
  • Se não soubermos o que fazer, devemos pedir um tempo para refletir e pensar sobre o assunto  e mais tarde dar a resposta adequada;
  • Devemos ensinar e treinar a assertividade, o saber dizer NÃO, o respeito pelo MEU corpo, pelo que EU quero e não pelo que os outros querem;
  • Devemos dar informações concretas e diretas sobre as formas de contágio (ISTs) e garantir que, mais tarde, eles sabem onde e como adquirir preservativos ( pais = agentes facilitadores);
  • Devemos desenvolver a  habilidade ou capacidade de negociação e finalmente, mais importante que tudo o mais, devemos realçar e valorizar o papel dos afetos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Encontro de Desporto Escolar/ Desporto Adaptado

Desporto Escolar no seu melhor ...


No passado dia 11 de fevereiro o nosso agrupamento foi representado por um grupo de alunos, no Encontro de Desporto Escolar/ Desporto Adaptado realizado na escola de Calendário (Vila Nova de Famalicão).






Acompanhados pelo prof. Hélder Rodrigues e pela D. Laurinda (AO) os alunos desenvolveram uma série de atividades capazes de aperfeiçoarem e enriquecerem o seu reportório motor ao mesmo tempo que conviveram com alunos de outras escolas.

 As novas experiências foram muitas, a alegria também e ficou  a promessa de "repetir" a dose logo que possivel...




 O Subdepartamento de Educação Física e Desporto Escolar